• Place du Soleil
  • Place du Soleil
  • Place du Soleil
  • Place du Soleil
  • Amplo apartamento em um dos melhores empreendimentos da cidade.
  • Com ampla varanda gourmet.
  • Excelente localização. Próximo aos melhores colégios, supermercados e do Bosque Maia.

Dicas para compra de imóveis

Dicas importantes para comprar um imóvel com segurança

Antes de adquirir um imóvel é importante considerar alguns fatores para que você tenha a certeza de estar fazendo um bom negócio.

* Você pode se encantar pela região onde o imóvel está localizado, mas antes de decidir pela compra em uma região desconhecida procure se informar sobre a possibilidade de inundações ou projetos de desapropriações junto à Prefeitura, converse com moradores sobre a vizinhança e segurança da região.

* Verifique se os serviços da região escolhida atendem à sua necessidade. Comércio local e serviços como escolas, hospitais e facilidade de transporte podem ser interessantes ao perfil de sua família.

* Paredes e pisos devem ser observados com atenção para sinais como umidade, infiltrações e rachaduras. Tais falhas podem ser ocasionadas por fadiga, materiais de construção de baixa qualidade, ou mesmo falhas estruturais que ocasionarão despesas inesperadas para reparos, nem sempre de simples solução.

* Ao destinar uma quantia para a compra do imóvel, não se esqueça de que além do valor do próprio bem, o comprador deverá contabilizar despesas com a documentação para transferir o imóvel para o seu nome.

* Não concretize a compra ou efetue o pagamento de qualquer quantia antes de consultar um corretor de imóveis habilitado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o CRECI, ou um advogado de confiança. A função destes profissionais é a de providenciar e analisar todos os documentos do imóvel, evitando assim transtornos futuros com o imóvel recém-adquirido.

* O ideal é que durante todo o processo de escolha, negociação e concretização do negócio o comprador esteja acompanhado de um corretor habilitado, pois somente este profissional terá uma visão mais crítica e concentrada nos benefícios que o imóvel poderá propiciar ao novo comprador e na burocracia da documentação, promovendo uma negociação segura e lícita.

 

 

SIDNEY POSSENTI – CRECI 36066

É Corretor e Administrador de Imóveis, da Possenti Imóveis, há 20 anos atuando em Guarulhos.

 

Segurança nos negócios imobiliários

Comprar, vender ou alugar um imóvel exige muitos cuidados indispensáveis para segurança de ambas partes. Realizar qualquer tipo de transação imobiliária sem a assessoria de uma empresa de confiança é um risco desnecessário que poderá ocasionar muitos transtornos e gastos no futuro.

O maior índice de problemas é verificado em locações de imóveis, pois o menor valor envolvido da transação leva muitos locatários a realizar estes processo sozinho, que muitas vezes terminam em gastos com processos que algumas vezes superam os ganhos. 

Qualquer que seja a transação, o ideal é sempre contar com a assessoria de uma empresa com experiência no mercado imobiliário.


Vou alugar um imóvel. Qual a documentação necessária?

I - Se LOCATÁRIO for PESSOA FÍSICA

- Comparecer à Possenti Imóveis para preenchimento de Ficha Cadastral;
- Atender aos seguintes requisitos:
  • Ser maior de 18 anos
  • Não possuir restrições de crédito (SERASA, SCPC e PROTESTOS);
  • Não ser pessoa física atuando profissionalmente para figurar como locatário no contrato de locação
- Original e Cópia de RG e CPF;
- Original e Cópia de comprovante de residência (luz, gás ou telefone);
- Cópia legível da Declaração do Imposto de Renda completa do último exercício, contendo inclusive o recibo de entrega;
- Cópia legível de comprovante de renda:
  • Funcionário CLT: três últimos holerites e carteira de trabalho, contendo a foto, qualificação civil, contrato de trabalho;
  • Profissional autônomo ou liberal: Extrato bancário dos últimos três meses;
  • Empresário: Anexar a documentação mencionada no item II Se LOCATÁRIO ou FIADOR for PESSOA JURÍDICA

II - Se LOCATÁRIO ou FIADOR for PESSOA JURÍDICA

- Comparecer à Possenti Imóveis para preenchimento de Ficha Cadastral;
- Atender aos seguintes requisitos:
  • Ser maior de 18 anos
  • Não possuir restrições de crédito (SERASA, SCPC e PROTESTOS);
  • Não ser pessoa jurídica atuando profissionalmente para figurar como locatário no contrato de locação
- Cópia legível do RG e CPF dos sócios que assinarão o contrato;
- Cópia legível da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica completa do último exercício, contendo inclusive o recibo de entrega;
- Cópia legível do Contrato social da empresa, com última alteração;
- Cópia legível do Cartão do CNPJ da empresa;
- Cópia legível dos três últimos pró-labores dos sócios;
- Cópia legível do Comprovante de localização da empresa (luz, gás ou telefone);

C - Documentos dos FIADORES - Se CASADOS, a documentação é de ambos.

- Atender aos seguintes requisitos:
  • Ser maior de 18 anos
  • Não possuir restrições de crédito (SERASA, SCPC e PROTESTOS);
  • Possuir situação financeira estável e renda compatível ao valor do aluguel;
  • Não ter sofrido quaisquer ações judiciais ou protestos
- Ficha Cadastral entregue pela Possenti Imóveis totalmente preenchida;
- Cópia legível do RG e CPF;
- Cópia legível da Certidão de Nascimento e, se casado, Certidão de Casamento;
- Cópia legível do Comprovante de residência (luz, gás ou telefone);
- Cópia legível de comprovante de renda:
  • Funcionário CLT: três últimos holerites e carteira de trabalho, contendo a foto, qualificação civil, contrato de trabalho;
  • Profissional autônomo ou liberal: Extrato bancário dos últimos três meses;
  • Empresário: Anexar a documentação mencionada no item II
- Cópia legível da Declaração do Imposto de Renda completa do último exercício, contendo inclusive o recibo de entrega;
- Cópia legível da Capa do IPTU, parcela única dos imóveis apresentados, contendo metragem do terreno e da área construída;
- Certidão de matrícula/ propriedade ATUALIZADA E ORIGINAL, com negativa de ônus (sem hipoteca, sem alienação e sem cláusulas restritivas) de pelo menos 1 (um) imóvel em nome do Fiador

A Certidão de Matrícula é solicitada no Cartório de Registro de Imóveis compentente. Para agilizar o processo de locação, uma cópia da que possuir pode ser encaminhada até que uma atualizada esteja disponível.

Qual a renda necessária para locação de imóveis?

As despesas envolvidas (aluguel + IPTU + Condomínio) não devem ultrapassar 30% da renda do locatário. Por exemplo, se as despesas totais previstas sejam de R$ 2.000,00, o locatário deve apresentar renda de pelo menos R$ 6.000,00.

Caso a renda individual não atinja o valor mínimo necessário, pode-se fazer uso da composição de renda dos demais moradores do imóvel para que se obtenha aprovação da documentação.

Qual o prazo mínimo para contrato de locações residenciais?

Não existe prazo mínimo legalmente estabelecido, porém a legislação impõe restrições para o locador residencial com contratos inferiores a 30 meses, que tornam este prazo recomendável para proteção do próprio locador.

Pela Lei 8.245/1991, popularmente conhecida como "Lei do Inquilinato", o contrato de locação residencial com prazo inferior a 30 meses, não poderá ser rescindido sem motivo, assim o LOCADOR somente poderá retomar o imóvel nas seguintes condições:

A - Em decorrência de extinção do contrato de trabalho, se ocupação do imóvel pelo locatário estiver relacionada ao seu emprego;

B - Comprovação judicial do LOCADOR de que o imóvel será utilizado pelo próprio Locador, cônjuge ou companheiro, ou para uso residencial de ascendente ou descendente que não disponha, assim como seu cônjuge ou companheiro, de imóvel residencial próprio; 

C - Se for pedido para demolição e edificação licenciada ou para a realização de obras aprovadas pelo Poder Público, que aumentem a área construída em, no mínimo, vinte por cento ou, se o imóvel for destinado à exploração de hotel ou pensão, em cinquenta por cento;

D - Se a vigência ininterrupta da locação ultrapassar 5 (cinco) anos;

E - Por mútuo acordo entre as partes, com prazo para desocupação de no mínimo 6 (seis) meses;

F - Em decorrência da prática de infração legal ou contratual;

G- Em decorrência da falta de pagamento do aluguel e demais encargos;

H- Para a realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público, que não possam ser normalmente executadas com a permanência do locatário no imóvel ou, podendo, ele se recuse a consenti-las.

Qual o prazo mínimo para contrato de locações comerciais?

Os contratos comerciais podem ter prazo inferior a 30 meses, pois a Lei não tira desse Locador o direito de rescindir de forma imotivada o contrato de locação comercial ou não residencial prorrogado por prazo indeterminado. Por padrão este tipo de contrato é feito por um prazo mínimo de 12 (doze) meses, podendo ser renovado por acordo e interesse das partes, porém se o prazo for igual ou superior a 10 anos deve ser obedecida à necessidade de outorga uxória (os cônjuges devem assinar o contrato. Artigo 3º da Lei 8.245/91).